Como escolher um bom criador de gatos?

gatil spiritlandO que devo esperar de um criador de gatos?

O criador deve amar seus gatos, ter conhecimento sobre a raça e estar comprometido com sua criação. Deverá ter filhotes bem-socializados e saudáveis. Suas instalações deverão ser limpas e bem organizadas.

Questionário

Ambas as partes fazerem perguntas é importante, embora não seja primordial. Há atos que falam mais do que palavras. Pois todos sabemos que dizer o que se quer ouvir é fácil. No fazer é que está a questão. Se o criador for sério e levar a criação a sério, e após tanto amor e dedicação irá querer que seus filhotes vão para um lar adequado e com muito amor e cuidados.

Reserva e comprometimento

O criador deverá estar disposto a oferecer aconselhamento especializado e estar disponível no futuro para discutir quaisquer problemas. Não espere levar imediatamente o gatinho consigo – provavelmente irá vê-lo com poucas semanas de vida e apenas após no mínimo 12 semanas de vida é que poderá deixar a mãe. Conte ter que pagar um depósito não reembolsável, pela reserva de seu filhote. E de ter que assinar um contrato entre ambas as partes.

Valores

É normal todo o criador se cobrar por cada um de seus filhotes, a fim de cobrir vacinas, desparasitações, medicamentos, vitaminas e complementos, exames médicos, areia, ração, outras alimentações, castrações, higiene e todos os demais cuidados e gastos que tem com o filhote e com a mamã e papá do mesmo. Valor alto não é sinal de garantia nem qualidade. Mas valor baixo é sinal que em muitos destes itens descriminados, alguns irão não existir e muitos outros serão de qualidade duvidosa. Se a disponibilidade financeira não for  muita procure adoptar um peludo, de ONG ou abrigo, e não compatue com “criadeiros”  de fundo de quintal. Seja o primeiro a amar e respeitar todo o animal, recusando-se a aceitar um animal de “criadeiro”. Apenas assim eles deixarão de existir.

Pedigree

É o Registo Genealógico para a identificação dos gatos de raça pura, ou seja, aos que têm ancestrais com registo há pelo menos 3 a 5 gerações, dependendo da entidade e que são cadastrados no Livro de Origem (LO). Porém, para assegurar que o pedigree seja recebido por gatos que realmente o mereçam, todas as entidades felinas exigem aprovar a ninhada através de seus juízes, examinando a documentação do pai, as características da mãe e da ninhada, dentro de um prazo de até 4 meses após o nascimento . Todo o criador de gato defende a pureza das raças e desestimula fraudes na criação, dando ao seu pedigree um grande valor. Como é de se esperar, os criadores de gatos sempre irão dar o pedigree de seus filhotes (nunca o irão colocar como opção). Infelizmente existem criadeiros a oferecer gato por lebre e com pedigree, onde para obterem este Pedigree, forneceram informações falsas à entidade felina que os regista.

Onde adquirir seu gato?

Diretamente com o criador, será sempre a melhor opção e a mais credível. Animais que estejam à venda em Petshop, 99% são de origem duvidosa e de “criadores” que evitam dar a cara e mostrar seus animais. A venda de animais em Pet Shops é proibida pela grande maioria de associações e clubes felinos, por isso desconfie sempre. Para além do fato que o valor agregado terá sempre mais o valor para a Petshop.

Planear a visita ao criador de gatos

Telefone para marcar uma hora com o criador antes da visita e não se esqueça de o avisar se mudar seus planos.
Nunca compre um gatinho por impulso. Sua compra deve ser considerada e cuidadosamente planeada. Este gatinho será sua companhia por muitos anos.
Nunca vá de um criador para outro pois poderá ser a causa e transporte de infecções de um gatil para outro.

Nas instalações do criador de gato

Peça para ver onde os filhotes geralmente habitam e para ver a mamã e o papá e quaisquer outros parentes. Isso irá ajudá-lo a avaliar o temperamento, tamanho e outras demais características
Idealmente, os filhotes deverão estar sendo criados em casa em pleno convívio familiar com todas as atividades normais de uma família para que possa ter a certeza que que  têm sido bem-socializados.Se os filhotes ou os adultos fugirem todos e manifestarem um ar assustado, poderá ter a certeza que apenas foram ali colocados para a sua visita. Procure por objetos de gatos pela casa. Será normal vê-los.

O que devo olhar num filhote?

Atenção aos sinais de: doença, diarreiaolhos colados, nariz entupido.

Quando poderá levar seu gatinho para casa?

Um gatinho deve estar com no mínimo de 12 semanas de idade antes de ele deixar o criador. Durante este tempo, o criador deverá ter vacinado, desparasitado, microchipado e castrado o gatinho. Desconfie de um criador que lhe disponibiliza um filhote antes desta data e sem ser castrado. Nunca leve um gatinho antes de pelo menos sete dias após a última vacinação. Algumas raças são susceptíveis a doenças especificas de cada raça. Verifique com o criador que os pais do gatinho apresentaram resultados negativos para essas doenças. Peça para ver os certificados.

Primeira consulta veterinária

É uma boa ideia levar o novo gatinho a um veterinário, assim que o traga para casa.

Dieta

Pergunte ao criador qual a ração que o filhote está comendo. para que possa continuar com a mesma, a fim de evitar algum transtorno e diarreia.

Prepare a casa e sua receção para que seja livre de stress para ele

Na preparação de todo o enxoval para o novo gatinho, compre o tipo de granulado de areia que o gatinho está habituado. Compre todos os alimentos e equipamentos que irá necessitar, antes de trazer o novo gatinho para casa.
Planeei e lide com novas introduções com cuidado. Considere a escolha da raça de gatinho de acordo com a compatibilidade com seus gatos ou outros animais já existentes em casa.

Perfeição

Não existe nem com o gato, nem com o criador. Todos são seres vivos. Mas criador que é criador nunca se julgará sabedor de toda a verdade mas sim estará sempre procurando saber mais e procurando aprimorar a raça que cria. Duvide e desconfie de criador que diga que nunca teve qualquer problema ou óbito em seu gatil, ou lhe diz tal porque não sabe o que é criação, ou porque faz criação há muito pouco tempo, ou então porque está mesmo mentindo. Gato padrão Show, padrão Breed e por aí fora, igualmente não existe, tanto que não há criador que garanta tal fato para o futuro e no desenvolvimento do filhote. Como cada filhote irá crescer e se desenvolver é sempre uma incógnita e estará sempre sujeito a diversos fatores que fogem ao desejo e vontade do criador e de seu novo dono.

Exposições felinas

Melhor local para conhecer várias raças e seus criadores. Todo o criador que vai a exposições dirá que o faz, pois orgulha-se de seus felinos e não tem receio de os mostrar e obter avaliações sobre os mesmos. Existirá criadores que são contra, alegando que não irão sujeitar seus animais a tal stress de todas as viagens, nem se importando com títulos para seu gato, gato esse que não se importa nem um pouco com os títulos ganhos. Caberá a si decidir. Ambos argumentos são válidos. Mas e aqui sim, todo o felino que vá a uma exposição e por estar em contato com imensos outros felinos e muito embora apenas seja permitida a entrada de felinos saudáveis e após consulta veterinária, deveriam passar por quarenta após a exposição e não irem logo ter com os restantes felinos do gatil.